Qual será a cor dos salvos depois da volta de Cristo?
Qual será a cor dos salvos depois da volta de Cristo?
A Bíblia não fala exactamente sobre a cor da pele das suas personagens. Mas sabemos que o eunuco de Actos 8:26-40 foi de pele negra por ter sido etnicamente etíope bem como a rainha de Sabá que foi ter com Salomão (2 Crônicas 9:1-9). Mas há uma pequena alusão a cor da pele de Sulamita, a primeira esposa de Salomão, que era egípcia e filha do faraó daquela época (Cantares 1:5). Sulamita ainda diz: "Não vos admireis por eu estar assim, morena escura, pois o sol me bronzeou a pele. Os filhos de minha mãe se iraram contra mim e me puseram para guardar as vinhas; contudo, da minha própria vinha não pude cuidar" (Cantares, 1:6, KJV).
Esse texto faz uma alusão a um mito do mundo antigo, quando se cria que as pessoas que viviam em países mais quentes e eram mais escuras eram negras por causa do calor do sol, como nos diz Heródoto a respeito dos egipcios: "É certo que os nativos do país são negros com o calor..." (A História de Heródoto [The History of Herodotus], traduzido por George Rawlinson, New York: Tudor, 1928, p 88). Também C. A. Diop nos diz: "Na verdade, sabemos que os Egípcios chamavam seu país de Kemit, que significa 'Preto' em sua língua. A interpretação segundo a qual Kemit designava o solo preto do Egito, preferencialmente ao homem preto e, por extensão, a raça preta do país dos Pretos, decorre mais de uma distorção gratuita por mentes conscientes do que uma interpretação exacta desta palavra faria implicar. Por isso, é natural encontrar Kam em hebraico, significando calor, preto, queimado" (Cheikh Anta Diop, Origem da Civilização Africana, Mito ou Realidade, p. 38).
Além da cor preta de Sulamita, também faz-se alusão às cor da pele de Salomão na caracterização feita pela esposa: "O meu amado é alvo e está com a pele rosada do sol; ele é o mais forte e bonito entre dez mil homens" (Cantares 5:10, KJV). Ou seja, Sulamita diz que seu amado é alvo ou branco e que os raios solares deixavam sua pele rosada, por causa da concentração do sangue. Na verdade, a melanina torna a pele mais escura e impede a influência do sangue na coloração da pele, o que não acontece com os que têm pouca melanina, como os ditos brancos. Sempre que a pele é afectada por uma força externa como o sol ou um golpe, o sangue concentra-se e evidencia-se uma coloração meio rosada na pele.
É verdade que "de um só homem fez Deus todas as raças humanas, a fim de que povoassem a terra, havendo determinado previamente as épocas e os lugares exatos onde deveriam habitar" (Atos 17:26, KJV). Esse texto parece aludir para a existência de várias raças, mas o termo "raças" é introduzido aqui para referir-se as pessoas de diferentes etnias. A própria Biologia Genética diz que nossos genes não sofreram modificações suficiente capaz de criar uma diferenciação que resulte numa taça distinta das outras. Todos os seres humanos têm os mesmos órgãos e os mesmos pares de genes. Também o salmistas disse-nos: "A tua justiça é firme como as altas montanhas; e teus juízos, insondáveis como o fundo dos oceanos. Tu, ó SENHOR, preservas a raça humana e todos os animais. Quão precioso é teu amor, ó Deus! À sombra das tuas asas os filhos de Adão encontram refúgio. Eles se banquetearão na plenitude da tua casa; tu lhes saciarás a sede com as águas puras do teu rio do Éden. Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz somos iluminados" (Salmos, 36:6-9, KJV).
Logo, "a raça humana" e "os filhos de Adão" são expressões paralelas, significam a mesma coisa. Isto quer dizer que os filhos de Adão, os humanos, são a raça humana, existindo apenas uma só raça. Assim, a questão será: que cor vamos ter após a transformação na segunda vinda de Cristo?
"Entretanto, é possível que alguém questione: 'Como ressuscitam os mortos? E com que espécie de corpo ressurgirão?' Insensato! O que semeia não nasce a não ser que primeiro morra. Quando semeais, não semeais o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, assim como a semente de trigo ou outra qualquer. Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra, mas ressuscita em glória; é semeado em fraqueza, porém ressuscita em poder; é semeado um corpo natural, contudo ressuscita um corpo espiritual. Ora, se há corpo natural, há também corpo espiritual. Da mesma forma, está escrito: 'Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente'; o último Adão, no entanto, é espírito vivificante! Assim, não foi o espiritual que veio primeiramente, mas sim o natural; depois dele então, chegou o espiritual. O primeiro homem foi formado do pó da terra, o segundo homem é dos céus. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. Assim como obtivemos a imagem do homem terreno, receberemos de igual modo a imagem do homem celestial" (1 Coríntios, 15:35-38, 42-49, KJV).
Assim nosso corpo será glorificado e terá prismas do resplendor espiritual. Ou seja, nosso corpo será melhor que o corpo de Adão no Éden, pois tudo o que receberemos será muito maior ao que Adão recebeu no princípio. Por isso João escreveu: "E ouvi uma forte voz que procedia do trono e declarava: 'Eis que o Tabernáculo de Deus agora está entre os homens, com os quais Ele habitará. Eles serão o seu povo e o próprio Deus viverá com eles, e será o seu Deus...'" (Apocalipse, 21:3, KJV). Isso quer dizer que Deus habitará na Terra, connosco, Seu trono sairá dos Céus e vira cá na Terra. O nosso mundo será o centro do Universo e Deus será nosso Deus particular, pois estaremos sempre diante dEle.
João ainda acrescenta: "Por esse motivo, eles estão perante o trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e Aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais passarão fome, jamais terão sede. Não os afligirá o sol, nem tampouco qualquer mormaço, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; Ele os conduzirá às fontes das águas da vida, e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima'" (Apocalipse, 7:15-17, KJV).
Logo, se for para termos uma cor carnal será semelhante a de Adão, que era meio rosado como o são todas as crianças pré e pós-natal. Assim, admitiremos também que a transformação será apenas uma reconquista do que Adão perdeu no Éden. Se equilibrará a melanina e não seremos mais negros, mas também não seremos brancos. O fluxo sanguíneo será mais perfeito e nada obstruirá sua visibilidade na tez, como a melanina faz, dando matizes risadas e um pouco encarnadas.
Mas, se admitirmos que a transformação não será apenas uma mera restauração do que se perdeu no Éden em Adão, mas algo muito melhor e mais perfeito, então seremos forçados a dizer que nossa coloração será algo milagroso que mal sabemos explicar agora, pois estará muito acima daquelo que é natural e, portanto, convencional. Visto que receberemos "vestes brancas" (Apocalipse 3:5), estaremos sempre diante do Cordeiro como afirma o Apocalipse 7 e quem tem a "plena Glória" é o "Deus" que "ilumina e o Cordeiro é" para Jerusalém um "candelabro" (Apocalipse, 21:23, KJV), então estaremos circundados de glórias divinas e andaremos diante de "pedras afogueadas" (Ezequiel 28:13). Assim, nem nossa pele será visível e parecerá, pelo brilho das luzes da glória, que teremos matizes brancas literais e rostos alvos como a neve.
Mas, muito do que falamos aqui não passa de conjecturações, embora embasadas na Palavra de Deus. Por isso, preferimos terminar com o seguinte texto: "No entanto, como está escrito: 'Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam'" (1 Coríntios, 2:9, KJV). Mas o que foi que os profetas viram em visão? Tudo não passou de uma mera especulação do que receberemos no Céu, pois a linguagem e a mente humanas são tão limitadas e finitas que não podem compreender todos os mistérios de Deus e nada neste mundo pode comparar-se ao que Deus nos concederá em Cristo. "Silêncio é ouro, é eloquência!"
Comentários
Enviar um comentário