O sábado na visão mosaica e flaviana

O historiador judeu do primeiro século, que está ao lado de Heródoto como um dos maiores historiadores de todos os tempos, referiu-se a Génesis 2, quanto ao descanso de Deus, não como um erro de tradução, mas que, o verbo shabbãth empregado neste texto significa literalmente "descanso". Ele foi judeu, sacerdote em Jerusalém e encarregado de dirigir a guerra hebraica contra os romanos em 66 d.C. A passagem que apresentarei, foi escrita em grego. Veja: "Assim, segundo o que refere Moisés, Deus criou em seis dias o mundo e todas as coisas que nele existem. No sétimo dia, Ele descansou e deixou de trabalhar as grandes obras da criação do mundo: é por esse motivo que não trabalhamos nesse dia e lhe damos o nome de sábado, que em nossa língua quer dizer 'descanso'". (Flávio Josefo, História dos Hebreus, livro 1, capítulo 1, página 18, 19). Se Josefo, erudito da língua hebraica e grega, e brilhante historiador, considerou que o verbo significa descanso e que o Deus que não se cansa descansou, quem és tu para contradizeres? Assim também vais querer perguntar a razão de Jesus ser batizado mesmo não tendo pecado, visto que o batisno significa reconhecimento público de que apenas a graça de Deus pode nos livrar do pecado? Em ambos os casos, é para exemplo nosso. No caso do descanso de Deus, foi para nos mostrar Sua justiça e que todo o vivente deve guardar o sábado porque Ele descansou e como ele descansou. No caso do batismo de Jesus, Ele o fez para cumprir os reclamos da lei, pois esta exigia que o substituto fosse, em tudo, semelhante aos humanos e devia passar em certos procedimentos para nos dar o exemplo. Apenas assim, teremos o privilégio de ressurgir como Ele ressurgiu e viver eternamente como Ele vive. Algo mais que encontramos nesta passagem de Josefo é que ele ligou o nosso descanso, como ordenado em Êxodo 20:8-11, ao descanso de Deus, como descrito em Génesis 2:1-3. Muitos renomados teólogos adeptos do evolucionismo cristão admitem que a intenção do historiador Moisés era apresentar 7 dias literais consecutivos e que a intenção do verbo descansar era para falar que Deus descansou no sentido de terminar a criação material em seis dias e que não havia mais nada a ser criado, senão o próprio sétimo dia.

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